É um consenso nos meios de comunicação de que a década de 1970 tornou-se um marco cultural do século XX, principalmente para os jovens – foi quando no Brasil surgiram as primeiras publicações destinadas aos rockeiros. Nesta época pré-internet, em se falando da mídia escrita, essas revistas específicas eram os únicos meios de os jovens de então obterem maiores informações sobre bandas e discos lançados. Na esteira dessa avalanche conhecida como “cultura pop”, em princípios dos anos 70, a Editora Abril lançou a revista Geração Pop, publicação que durou 82 edições – de novembro de 1972 a agosto de 1979 –, e influenciou uma geração não só de jovens, mas de artistas, jornalistas, editores, estilistas e outros setores envolvidos com a arte e cultura. Esta revista foi um marco editorial do período, pois não houve no Brasil uma publicação que retratasse tão bem e de maneira diversificada as tendências de uma década riquíssima culturalmente falando, década esta ainda hoje tão cultuada e imitada. (extraído do blog Apólogo 11).
Sem dúvida é uma revista que marcou gerações com muita cultura útil, apresentando o bom e velho rock’roll de uma maneira descontraída e divertida, com nossos músicos da boa MPB sendo valorizados, mostrando o que de melhor existia na época, ao contrário de hoje em dia, em meio a tantas aberrações musicais, principalmente o “arrocha” nordestino, a Revista Pop, mostrava e dava cultura musical. Infelizmente publicações desse tipo não existem mais, só nos resta lamentar e matar as saudades em um blog super legal que é o velhidade. (www.velhidade.blogspot.com). Tem ele ai embaixo no blog.
Pop nº 2 1972
Pop 1979
Pop 1976
interior da Pop 1977 com a relação dos melhores do ano.
(para visualizar é so clicar com o botão direito do mousee ablir em nova janela)
Essa foi sem dúvida minha revista preferida de todos os tempos. Ainda hoje procuro em lojas de livros usados edições para comprar. Era, de fato, um meio de informação sobre o que desejamos e não tínhamos acesso direto. Muito boa.
ResponderExcluir